Os Práticos de Maceió, devidamente habilitados pela DPC, prestam serviços através da SEAL Pilots (Empresa de Praticagem do Estado de Alagoas Ltda) que dispõe de três lanchas de praticagem e Atalaia (sistema de apoio à navegação), com atendimento bilíngüe e equipada com Vessel Traffic Services homologadas pela Autoridade Marítima.
A Zona de Praticagem de Maceió compreende o Porto de Jaraguá e o Terminal da BRASKEM.
Profissional especializado que possuindo grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e de condução e manobra de navios, bem como das particularidades locais, correntes e variações de marés, ventos reinantes e limitações dos pontos de acostagem e os perigos submersos ou não, assessora o Comandante na condução segura do navio em áreas de navegação restrita ou sensíveis para o meio ambiente.
A existência oficial do Prático remonta ao Código de Hamurabi, quarenta séculos passados, onde estavam legislados seus deveres, ganhos e penalidades por eventuais insucessos na condução das embarcações.
Desde então são responsáveis pela segurança das embarcações, de seus tripulantes, passageiros e cargas, pela manutenção dos canais de acesso desimpedidos e da operacionalidade dos terminais de carga e descarga.
Dimensionar a importância do Prático torna-se fácil quando constatamos que 98% das cargas de nosso comércio, doméstico ou internacional, são transportadas por navios. Ademais, com o crescimento desmesurado dos navios e a nocividade de seus combustíveis e cargas transportadas, o Prático, além de propiciar a segurança da navegação e da vida humana no mar, hoje é protagonista destacado da proteção do meio ambiente aquático.
Eventuais vagas serão preenchidas por concurso público nacional realizado pela Autoridade Marítima, versando sobre Navegação, Manobra de Embarcações, Arte Naval, Marinharia, Comunicações, Inglês Técnico Marítimo dentre outras disciplinas, além de prova de títulos e teste de habilitação física específica.
Em todos os portos do país a profissão é exercida obedecendo a lotações fixadas pela Autoridade Marítima, exercida pelo Comando da Marinha - Ministério da Defesa. Na fixação destas lotações a Autoridade Marítima atende solução de compromisso, fixando números não tão grandes que possam prejudicar a manutenção da habilitação e não tão pequenos que possam dificultar a permanente disponibilidade de Práticos ou levá-los à sobrecarga e fadiga.
Os Práticos de Maceió, devidamente habilitados pela DPC, prestam serviços através da SEAL Pilots...
Saiba mais